Flamengo passou por mudanças internas e externas desde a chegada de Rodolfo Landim em 2019. Essa “reforma” trouxe muitos destaques positivos, como a renovação do elenco e s conquista de diversos títulos.

Porém, tais resultados só foram possíveis após as melhoras realizadas no setor financeiro. Com o fantasma da falta de dinheiro e dívidas afastado do clube, a diretoria pôde ser mais agressiva no mercado e conseguir boas negociações.

Em relação à mudança de ares, Marcos Motta, advogado de Neymar, falou um pouco sobre a visão que se existia sobre o Flamengo externamente. Em entrevista ao Charla Podcast, ele contou que há uns bons anos foi difícil de vender a ideia do Rubro-Negro para parte dos jogadores que hoje compõem o elenco. Isso porque, quando começou sua reestruturação em 2013, o clube não tinha praticamente nenhum tipo de crédito com bancos, por conta das crescentes dívidas.

– O Neymar, por exemplo, nós trabalhamos com ele há muito tempo e o Santos o segurou em função de um projeto apresentado, que era da Copa do Mundo 2014. Como o Flamengo hoje é um projeto, eu advogo pro Diego Ribas. Eu lembro quando ele e o Ribeiro vieram para o Flamengo. Imagina o que era para convencer os dois sobre o novo Flamengo.

Contudo, o advogado elogiou a nova gestão e postura adotada pelo Fla em suas negociações. De acordo com ele, apenas o nome do presidente Rodolfo Landim já basta como garantia para grandes clubes europeus.

– Antigamente, quando eu fazia contrato para o Flamengo, os clubes pediam garantia bancária de um banco de primeira linha e eu falava: ‘Amigo, o Flamengo não tem crédito no banco da esquina’. Hoje, a garantia do Flamengo com o United, Chelsea, Olympique de Marselha ou quem quer que seja é a assinatura do Landim. Isso é uma mudança muito forte e boa para o Flamengo e para o futebol brasileiro. Quando o foco passa a ser o produto, que é o futebol brasileiro, você precisa de bons cartões de visita.

Tendo o respeito de grandes equipes europeias, o Flamengo fez poucas movimentações em relação a reforços na última janela, mas garantiu contratações de peso para o Mais Querido. Com elenco renovado, o clube da Gávea se prepara para enfrentar o Bragantino nesta quarta-feira (06). A partida acontecerá no Estádio Nabi Abi Chedid, às 20h30 (horário de Brasília).