Técnico de Jorge Célico Revela: Gonzalo Plata Pode Ser o Novo Craque do Flamengo

O Flamengo continua a se movimentar intensamente no mercado de transferências. Após a contratação de Michael, o clube carioca está próximo de finalizar a negociação com o atacante Gonzalo Plata, atualmente no Al-Sadd, do Catar. O argentino Jorge Célico, ex-treinador de Plata na Seleção Equatoriana, deu pistas sobre o potencial impacto do jogador de 23 anos no Mengão, caso o acordo se concretize.

— Gonzalo está a caminho do Brasil, e estou certo de que ele vai brilhar. O futebol brasileiro vai se apaixonar por sua criatividade e imprevisibilidade — afirmou Célico, que comandou o jogador entre agosto de 2019 e janeiro de 2020, quando ocupava o cargo de treinador interino da Seleção Equatoriana.

Polêmica Afasta Gonzalo Plata da Copa América

Convocado para a Seleção principal do Equador desde 2019, Gonzalo Plata também representou o país na Copa do Mundo de 2022. No entanto, uma controvérsia o deixou fora da Copa América de 2024. Plata foi punido pela Federação Equatoriana de Futebol após ser flagrado em uma boate em Nova Iorque, junto com o zagueiro Robert Arboleda, do São Paulo. Apesar disso, Jorge Célico defendeu o jogador, destacando: “Ele é jovem e já cometeu erros, mas merece uma nova chance. Não é um garoto mau.”

Carreira de Gonzalo Plata: De Promessa a Realidade

Gonzalo Plata iniciou sua trajetória no Independiente del Valle, no Equador, onde jogou pouco no futebol profissional sul-americano antes de ser vendido ao Sporting, de Portugal. Durante três temporadas no clube português, dividiu-se entre as divisões de base e o time B, antes de se transferir para o Valladolid, na Espanha. Na última temporada, Plata se destacou no Al-Sadd, onde teve seu melhor desempenho em números: 12 gols e oito assistências em 33 partidas.

Negociação Avançada: Gonzalo Plata Perto do Flamengo

Aos 23 anos, Gonzalo Plata já acertou os termos de contrato e os valores referentes a salários e luvas. Agora, restam apenas os últimos detalhes em relação à compra do passe junto ao Al-Sadd. O Flamengo deve desembolsar cerca de 3,65 milhões de euros (R$ 22,4 milhões) para adquirir 30% dos direitos econômicos do jogador. Vale ressaltar que os dirigentes do clube carioca estão em viagem para concluir os detalhes finais da negociação.