Passada a classificação à final da Libertadores, o Flamengo se volta agora para cuidar dos problemas físicos. O principal é a suspeita de lesão de David Luiz. O zagueiro saiu de campo no começo do jogo com o Barcelona e, ao chegar do Equador confirmou que fará exame nesta sexta para saber a gravidade.

Desde que chegou ao clube, há duas semanas, David Luiz havia feito trabalhos físicos normalmente com o restante do elenco. Chegou a ser poupado do jogo com o América-MG, pelo Brasileiro, no fim de semana, para que pudesse fazer trabalhos mais específicos. A estratégia não funcionou como o esperado.

Sem jogar desde maio, o defensor atuou por 60 minutos na primeira partida da semifinal, e a ideia era que jogasse todo o confronto de volta. Agora, vai passar por novo trabalho de recondicionamento físico. A tendência é que fique de fora do jogo de domingo, contra o Athletico, e dos próximos dois compromissos pelo Brasileiro, contra Bragantino e Fortaleza. Dez dias é o prazo mínimo para o retorno de lesão considerada leve.

O mesmo deve ocorrer com o volante Thiago Maia, que sofreu uma contusão no adutor da coxa esquerda, e sequer foi para o Equador. A probabilidade de o técnico Renato Gaúcho preservar algumas peças do time titular no fim de semana é grande, mas apenas os exames de rotina hoje vão apontar quem está mais desgastado.

Arrascaeta e Filipe Luís, por exemplo, retornaram de lesão na quarta-feira, e a tendência é que sejam mantidos na equipe para que readquirir ritmo de jogo.

— O objetivo maior era a gente conseguir a classificação. É muito cedo para se falar nessa final. Temos quase dois meses pela frente, vamos comemorar hoje. Voltamos a pensar no Campeonato Brasileiro — afirmou o técnico Renato Gaúcho, após a vitória no Equador.