A longa sequência de finais do Palmeiras de Abel Ferreira revive um debate já tradicional do passado recente do futebol brasileiro: qual técnico tem o melhor desempenho no Brasil, o treinador alviverde ou Jorge Jesus no Flamengo? O UOL Esporte compara os números para tentar encontrar uma resposta.

Jesus se destaca pela sequência avassaladora de cinco taças em pouco mais de um ano, enquanto Abel tem a seu favor duas Libertadores seguidas -algo inédito desde Carlos Bianchi, com o Boca Juniors de 2000-01. O palmeirense já tem quase o dobro de jogos em relação à passagem do compatriota pelo Flamengo.

Jorge Jesus treinou o Rubro-Negro entre junho de 2019 e julho de 2020 e ganhou cinco títulos: Libertadores e Brasileirão em 2019, e Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Carioca no ano seguinte. De cinco finais, só perdeu uma (a do Mundial de Clubes, para o Liverpool).

Abel Ferreira, por sua vez, já tem oito finais com o Palmeiras. Ele foi contratado em outubro de 2020 e com três meses no cargo já ganhou a primeira Libertadores. Pouco depois foi a vez da Copa do Brasil, aí foram três finais perdidas (Supercopa, Recopa e Paulista) até a segunda Libertadores e o vice recente do Mundial de Clubes. Nas mãos dele o Palmeiras ainda tem outra final pela frente: a Recopa contra o Athletico, com jogos hoje (23) e quarta-feira que vem (2).