A Fifa finalmente anunciou nesta quarta-feira que o Mundial de Clubes de 2021 será disputado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A entidade não definiu a data, mas provavelmente o torneio será realizado em meados de fevereiro de 2022.

A competição terá Flamengo ou Palmeiras como representante da América do Sul. Os dois times fazem a final da Libertadores em 27 de novembro, em Montevidéu.

Já estão classificados para o torneio o Chelsea, que venceu da Liga dos Campeões da Uefa, o Auckland City, da Nova Zelândia e representando a Oceania, e o Al-Ahly, do Egito e atual campeão africano continental. Estão por serem definidos os representantes da Ásia, da Concacaf e do país-sede. O atual campeão mundial é o Bayern de Munique.

Segundo o ge apurou, brasileiros vacinados poderão entrar nos Emirados Árabes para acompanhar o Mundial.

O Mundial de Clubes de 2021 deveria ter sido disputado em dezembro, no Japão, que desistiu de organizá-lo por causa da pandemia.

A Fifa então recebeu propostas formais da África do Sul e dos Emirados Árabes Unidos, além de uma consulta informal do Brasil – o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, gostaria de trazer o Mundial para a cidade. A entidade decidiu fazer o torneio no Oriente Médio.

Ainda não está claro se haverá mais edições do Mundial de Clubes e nem qual seria seu formato. A Fifa chegou a anunciar a criação de um novo torneio, com 24 clubes, disputado a cada quatro anos, mas a pandemia acabou por adiar esse projeto.