As transmissões exclusivas de jogos do Flamengo na Libertadores da América levaram o Fox Sports a um feito raro. As cinco partidas do Rubro-Negro no mata-mata da competição continental são, até o momento, as cinco maiores audiências da TV por assinatura em 2021. O clube tem o maior número de torcedores do Brasil, com 42 milhões de adeptos.

Quem ajudou a encorpar o ranking das mais vistas foi a semifinal de ida entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil, do Equador. O jogo terminou em 2 x 0 para o clube carioca e atingiu 14 pontos de média, com pico de 15 no Ibope da TV paga. Cada ponto equivale a 214 mil telespectadores nas 15 principais metrópoles que fazem parte do Painel Nacional de Televisão.

O confronto virou o evento mais visto do ano no serviço. Segundo dados levantados pelo Notícias da TV, o segundo lugar é de Olímpia (PAR) 1 x 4 Flamengo, pelas quartas de final da Libertadores, em 11 de agosto. Foram 12 pontos, com pico de 14.

Foi a mesma audiência de Flamengo 4 x 1 Defensa y Justicia (ARG), jogo de volta das oitavas de final da mesma Libertadores. Os outros confrontos do clube contra Olímpia (PAR) e Defensa completam o ranking dos cinco maiores índices da TV paga, com 11 pontos.

Dois fatores ajudam a explicar a audiência tão alta. A primeira delas, claro, é o poder de mobilização do clube mais popular do Brasil. Com um futebol mais encantador do time de Renato Gaúcho, o torcedor ficou mais ligado para assistir às partidas na Libertadores.

O segundo ponto é a escolha do SBT, que decidiu privilegiar jogos que atendessem o público paulista. Até o momento, o Flamengo não foi exibido nenhuma vez pela emissora de Silvio Santos, que priorizou times como São Paulo e Palmeiras. Isso ajudou a Disney a ficar com as partidas decisivas do Flamengo.

A expectativa é que o jogo de volta entre Barcelona-EQU x Flamengo, na próxima quarta-feira (29), às 21h30, entre nesse ranking. A final da competição, porém, não deve repetir a façanha porque a audiência será pulverizada entre SBT e Fox Sports –ambos vão mostrar a decisão ao vivo, em 27 de novembro.

Veja o ranking do Top 5 da TV paga no ano:

1º) Flamengo 2 x 0 Barcelona-EQU (22 de setembro): 14 pontos
2º) Olímpia (PAR) 1 x 4 Flamengo (11 de agosto): 12 pontos
3º) Flamengo 4 x 0 Defensa y Justicia (ARG) (21 de julho): 12 pontos
4º) Defensa y Justicia (ARG) 0 x 1 Flamengo (14 de julho): 11 pontos
5º) Flamengo 5 x 1 Olímpia (PAR) (18 de agosto): 11 pontos

NOTÍCIAS DA TV: Por Gabriel Vaquer