O Flamengo sempre em busca de reforços para a sequência da temporada. Antes mesmo da demissão de Vitor Pereira, era sabido a necessidade de pelo menos três reforços no elenco: um volante, um lateral-direito e um atacante pelo lado direito. Mas não para por aí, desde a chegada de Arrascaeta para o clube, surge a necessidade de um meia-ofensivo que atue no lugar do atleta, nos casos de lesão do atleta, como acontece neste momento, e também quando ele é convocado para a Seleção Uruguaia.

O nome da vez já foi sondado pelo Flamengo e também já falou sobre atuar no futebol brasileiro. De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, especializado no mercado de transferências, o meia colombiano James Rodriguez rescindiu com a equipe do Olympiacos e agora está livre no mercado para assinar com qualquer equipe do futebol brasileiro ou do restante do mundo. Na atual temporada pelo clube grego, o meia atuou em 24 partidas, marcando cinco gols e dando outras seis assistências.

Em sua história, James atuou por grandes equipes do futebol europeu. Ele foi bicampeão da Champions League pelo Real Madrid, além de Mundial de Clubes. Ele também vestiu as camisas do Bayern de Munique, Porto, Monaco, Everton e seu último clube na Europa foi o Olympiacos, da Grécia. James já foi artilheiro da Copa do Mundo, em 2014, com seis gols marcados naquela edição. Ao todo, são 26 gols marcados e 25 assistências com a camisa do seu país. Em 2022, a Colômbia ficou de fora da Copa do Mundo e tenta voltar ao Mundial em 2026.