Marcos Braz, VP do Flamengo (Imagem: Marcelo Cortes)

O Flamengo está ativo no mercado de transferências. O Mais Querido anunciou a contratação de Andreas Pereira, do Manchester United, na última sexta-feira, dois dias depois de contratar o atacante Kenedy, do Chelsea. No aeroporto, na espera da chegada do meia belga-brasileiro, os dirigentes rubro-negros Marcos Braz e Bruno Spindel falaram sobre as contratações.

— É um trabalho duro de convencimento do Flamengo, do Marcos Braz, meu, do atleta, do clube. A grandeza do Flamengo, do nosso elenco, do Renato, da torcida, a grandeza esportiva. Todo atleta quer fazer parte de um projeto como esse. Agente vai construindo relações com grandes clubes, grandes mercados na Europa e inserindo o Flamengo dentro desses mercados. A gente quebrou um paradigma, da questão dos atletas virem para o Flamengo. A opção deles e o desejo deles esportivo é estar no Flamengo, afirmou Bruno Spindel, diretor Executivo de Futebol.

O dirigente também afirmou que o Flamengo também é uma vitrine para grandes clubes do futebol europeu e até para a seleção brasileira:

— Estar no Flamengo hoje, o desejo do jogador é vir, performar, ser campeão, ser ídolo da torcida, mas também significa que estão abrindo uma série de portas dentro do mercado europeu. Você tem o caso do Pablo Marí, que veio da segunda divisão da Espanha e hoje está no Arsenal, o próprio Gerson, que foi a maior contratação do Olympique na janela. Jogadores da seleção brasileira vindo do Flamengo, como Gabi, Rodrigo Caio, Everton Ribeiro, Bruno Henrique…, disse.

Marcos Braz, vice-presidente de futebol do clube, ressaltou o trabalho da equipe em conseguir tais contratações:

— Que a torcida tenha a consciência de onde eles estão vindo. Do Chelsea, atual campeão europeu, e do Manchester United, que é uma potência do futebol mundial. Tem a grandeza do Flamengo, que é fundamental, a estrutura e tem muito trabalho duro nosso. Mapeamento do mercado, estratégia, vazar jogadores que a gente poderia estar tentando na mesma posição para poder pressionar. O jogo de xadrez é intenso e muito maior que vocês imaginam. Enfim, deu tudo certo. Está todo mundo de parabéns nesse processo de trazer dois jogadores do tamanho do Flamengo, afirmou.

Braz também falou como os atletas podem agregar no grupo e brincou com o treinador Renato Gaúcho.

— Dois jogadores que talvez atuem em quatro, cinco posições, somados os dois. Dão muita dinâmica, muita alternativa. E a gente está nisso, continuar trabalhado mais para dar bastante problema ao Renato. Até porque, ele ganha bem para isso. Vamos dar bastante problema para ele, declarou.

Kenedy, inclusive, teve o nome publicado no BID da CBF nesta sexta-feira e está apto para jogar. O atleta, entretanto, está em quarentena na Inglaterra, pois testou positivo para o coronavírus no começo da semana. Já Andreas Pereira é esperado para o jogo contra o Grêmio, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, que será realizado na próxima quarta-feira (25/08), às 21h30, no Rio Grande do Sul.

— Tanto o Kenedy como o Andreas fizeram pré-temporada, jogaram amistosos, estão bem fisicamente, o clube tem todos os dados físicos, disse Bruno Spindel. Marcos Braz complementou:

— Com certeza jogarão a semifinal da Libertadores e vamos acelerar o processo do Andreas para que possa ser regularizado até quarta-feira que vem e estar à disposição, pois nunca é demais ter um jogador como esse já no elenco, podendo ter condição de jogo.

Os dois jogadores chegaram no Flamengo por empréstimo de uma temporada, com opção de compra. Ambos têm 25 anos, com passagens pela Seleção Brasileira de base e chegam com muitas expectativas no Mais Querido, para serem ótimas opções no elenco e lutarem por posição no time titular. Kenedy é um atacante que atua aberto, enquanto Andreas pode jogar em diversas funções do meio para frente, mas deve começar como 2º volante, lutando pela vaga de Diego.

Retirado de: Diário do Fla