Na reta final da janela de transferências do meio do ano, o Flamengo se movimentou no mercado e anunciou a chegada de três reforços: Michael, Alex Sandro e Carlos Alcaraz. Além deles, o Rubro-Negro também negocia com Gonzalo Plata e se aproxima da contratação do atacante.

Com o Flamengo repleto de lesões e com as contratações acertadas, os rubro-negros se perguntam se os novos jogadores vão poder disputar a Libertadores pelo Mengão. A resposta, no entanto, está longe de ser simples.

Dos anunciados, apenas Michael já foi regularizado e, inclusive, já está atuando pelo Rubro-Negro. Então, antes de mais nada, o Flamengo tem que ajustar a documentação de Alex Sandro e Carlos Alcaraz. Os atletas precisam ter o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ficarem liberados para jogar.

Vale ressaltar que, como citado, o Flamengo ainda negocia a contratação de Gonzalo Plata, e as conversas estão bem encaminhadas. Dessa forma, caso o Rubro-Negro concretize a negociação, o elenco contará com quatro reforços, mas nem todos vão poder atuar pela Copa Libertadores.

O Manual de Clubes da Libertadores determina que as equipes podem substituir até três aletas da lista de 50 jogadores inscritos na competição continental. Com isso, se fechar com Gonzalo Plata, o Flamengo não vai poder relacionar os quatro novos reforços para a Libertadores.

Nesse caso, algum dos quatro jogadores contratados ficará de fora da disputa do torneio continental, que está nas quartas de final. O Flamengo se classificou após vencer o Bolívar, e vai enfrentar o Peñarol na próxima fase. Vale relembrar, no entanto, que as mudanças na lista podem ser feitas a cada fase avançada na competição.

Na última quarta-feira (28), o Flamengo enfrentou o Bahia, pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. Na partida em questão, Michael sentiu dores musculares, e o clube aguarda o resultado dos exames para saber a gravidade da lesão. Se a contusão de Micha for mais ‘grave’ e impactar a participação nas quartas de final da Libertadores, o Fla pode optar por relacionar os outros três reforços (caso Gonzalo Plata assine contrato).