O Flamengo acertou a venda de Matheus França para o Crystal Palace, da Inglaterra. O atacante de 19 anos despertou interesse dos ingleses e viveu semanas de negociação até os clubes finalmente chegarem a um acordo.

O planejamento inicial era uma venda na casa dos 25 milhões de euros. Depois, a diretoria rubro-negra admitiu chegar a esse valor incluindo bonificações e foi o que aconteceu.

O Crystal Palace vai pagar ao Flamengo 20 milhões de euros fixos (R$ 104 milhões), de forma parcelada, e outros 5 milhões de euros (R$ 26 milhões) por possíveis bonificações. Ainda houve a inclusão de obrigação de pagamento de 5 milhões de euros caso França seja Bola de Ouro algum dia, além de 20% da mais valia em venda futura.

O Chelsea, também da Inglaterra, consultou chegou a demonstrar interesse em França. No entanto, a ideia inicial do clube era emprestar o jogador ao Strasbourg, da França, controlado pelo mesmo grupo. No Crystal Palace, o jovem chega para ser aproveitado e jogar e, por isso, a equipe foi a escolhida – além da questão financeira.

França queria realizar o sonho de jogar a Premier League. Em outro momento, Bayer Leverkusen, da Alemanha, Newcastle, da Inglaterra, e Lyon, da França, também já sondaram o Flamengo e o staff do atacante pela contratação.

Considerado uma das principais joias do Flamengo nos últimos anos, Matheus França estreou na equipe principal em 2021, quando tinha 17 anos. Passou a ser utilizado com mais frequência no ano passado e, em 2023, disputou 28 jogos pelo clube. No entanto, perdeu minutos em campo desde a chegada de Jorge Sampaoli, em abril.

Desde o início da janela de transferências, em 3 de julho, França disputou apenas dois jogos. Ele deixa o Flamengo com nove gols marcados pela equipe principal do clube, o último deles na vitória sobre o Bahia por 3 a 2, em Salvador, no dia 13 de maio.