No fim deste mês, serão disputadas a 5ª e a 6ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo na América do Sul. Com jogos marcados para os dias 26 e 30, a CBF se deparou com um empecilho que poderá prejudicar não só os planos para Seleção Brasileira, como também a agenda de clubes do país, inclusive o Flamengo.

Por conta da nova regra da FIFA, a qual deu autonomia ao governo de cada país em relação à liberação ou não de jogadores que atuam em seu domínio para atuarem em suas respectivas Seleções, existe a possibilidade de o Brasil não poder contar com diversos de seus representantes. Assim, a CBF não terá outra opção, senão convocar jogadores que atuam em território nacional.

Em meio à situação, Jürgen Klopp, treinador do clube inglês, disse que “não é possível” que os atletas cumpram isolamento por dez dias em um hotel, cumprindo quarentena, após retornarem das eliminatórias. Desta forma, como atualmente as viagens para países da Lista Vermelha estão proibidas no Reino Unido, o Liverpool poderia ter três jogadores convocados pelo técnico Tite: Alisson, Fabinho e Firmino. Com a falta de Firmino, Pedro, do Fla, poderá ganhar uma chance de atuar novamente com a Amarelinha.

“A Fifa foi clara, dizendo que não temos que deixar os jogadores irem desta vez e acho que todos os clubes concordam que não podemos simplesmente deixar os meninos irem, e resolver a situação quando voltarem, com os nossos jogadores tendo que cumprir uma quarentena de 10 dias, em um hotel ou qualquer outro lugar. Os jogadores são pagos pelos clubes, o que significa que temos que ser a primeira prioridade. É assim que é”, disse o técnico.

Tendo risco de vários de seus jogadores serem convocados, o Flamengo foca inicialmente no Campeonato Carioca. Sua próxima partida ocorrerá neste sábado, às 18h (horário de Brasília), contra o Macaé. O jogo será válido pela segunda rodada do torneio estadual.