A atuação de destaque na vitória sobre o Grêmio, na última quarta-feira, fez voltar o debate na torcida do Flamengo sobre o destino de Filipe Luís para 2024. O lateral-esquerdo deve renovar o contrato, que está no fim, ou se aposentar? Não há decisão tomada sobre o assunto, e o ge apresenta o panorama.

Filipe vive o primeiro momento positivo de um 2023 problemático. O defensor sofreu com problemas físicos que não o deixaram disputar posição no time titular com Ayrton Lucas em boa parte da temporada.

O momento atual é o melhor no ano, já que ele iniciou dois dos últimos três jogos. As atuações contra Fluminense e Grêmio foram seguras, o que apresenta nova alternativa ao técnico Sampaoli na reta final da temporada.

Jogador quer renovação

Há dois meses, Filipe falou ao ge e à TV Globo que deseja seguir a carreira, mas só se for no Flamengo. O lateral condicionou a continuidade como atleta profissional à renovação com o clube.

“Eu amo o Flamengo, e se não for no Flamengo eu não jogo mais futebol. Isso é uma coisa que eu tenho decidida. Meu objetivo é lutar por uma vaga no time. Não estou pensando em ser técnico, em ser auxiliar, em renovar… Estou pensando em jogar” – disse.

Hoje, o cenário segue o mesmo. Todos sabem dos planos de Filipe: ele quer ser treinador após a aposentadoria. Só que pendurar as chuteiras não é o plano A. Assim como nos últimos anos, o atleta espera que o desempenho na temporada justifique o interesse do Fla na renovação.

Clube empurra decisão

Os contatos ainda não aconteceram porque o Flamengo não dá prioridade à renovações nesse momento. A conversa ficará para os próximos meses, depois que a temporada afunilar. O foco da diretoria está voltado para o mercado de transferências e a tentativa de contratar Wendel e Claudinho, do Zenit. A janela de transferências encerra na próxima terça-feira.

Esses também são os casos de outros medalhões que estão em fim de vínculo, assim como Filipe. Nomes como Everton Ribeiro e Bruno Henrique, bem cotados para continuar no clube, ainda não têm definidas as situações para 2024.