A temporada de 2021 foi corrida desde o início. A necessidade de começá-la um pouco depois do comum, emendada com o ciclo de 2020 devido às alterações necessárias por conta da pandemia, fez com que os clubes que disputam as principais competições tivesse suas agendas enroladas e pouco tempo para treinos.
Além disso, a CBF voltou a convocar jogadores de equipes brasileiras para os compromissos da Seleção Brasileira deste ano. Com isso, alguns times ficaram muito desfalcados e precisaram ter seus compromissos adiados, gerando ainda mais confusão nos calendários.
Por isso, a entidade optou por fazer mudanças nas datas das rodadas finais do Campeonato Brasileiro, para que todos os clubes possam entrar em campo com o intervalo mínimo de 66 horas. Uma das resoluções programadas foi o adiamento da partida entre Flamengo e Sport, válida pela 35ª rodada do torneio.
O clube pernambucano, porém, não gostou da atitude da CBF e se posicionou abertamente contra a mudança, afirmando em nota que não aceitaria a alteração em hipótese alguma. A reclamação foi ignorada pela entidade, que remarcou o jogo em quentão para o dia 03 de dezembro.