O vice-presidente de futebol do Flamengo já anunciou que o clube estará atento ao mercado em 2021. E com o problema que o clube enfrenta na zaga, provavelmente o clube deverá ir atrás de um defensor nas próximas janelas de transferências.

+ VÍDEO: Jesus volta a elogiar o Flamengo e irrita torcida do Benfica

Com o fim do ano se aproximando, o mercado da bola começa a se agitar. Até porque, como nos clubes europeus os contratos costumam se encerrar no final de junho ou início de julho, a partir de 31 de dezembro muitos atletas ficam livres para assinar um pré-contrato com outras equipes.

Esse é o caso, por exemplo, do zagueiro Sérgio Ramos, do Real Madrid, que tem seu vínculo com o clube merengue se encerrando no dia 30 de junho. A dupla de zaga do Bayern de Munique, David Alaba e Jerome Boateng, está na mesma situação.

Mas, como esses jogadores estão fora da realidade do Flamengo, o Hashtag Rubro-Negro preparou uma lista com 10 zagueiros que estão em final de contrato e poderiam assinar um pré-contrato com o clube da Gávea já em janeiro.

+ 10 jogadores retornam ao Flamengo de empréstimos em 2021

Confira 10 zagueiros que podem assinar pré-contrato com o Flamengo em janeiro:

Pablo (Bordeaux)

Zagueiro Pablo do Bordeaux – © Bordeaux

Depois de uma lesão grave no joelho sofrida no penúltimo jogo da temporada passada, Pablo vem se recuperando neste final de 2020 e já atuou 12 vezes pelo Bordeaux, mas ainda não é o jogador de destaque que foi na temporada 19/20. Naquela ocasião, o brasileiro de 29 anos terminou o Campeonato Francês como o zagueiro com mais duelos aéreos vencidos, o segundo com maior número de cortes e o oitavo com mais interceptações na competição. O contrato do zagueiro que se destacou no título brasileiro do Corinthians em 2017 vai até 30 de junho.

Miranda (Jiangsu Suning)

Zagueiro Miranda é especulado no Flamengo — © Pedro Martins/MoWA Press/Divulgação

Em sua primeira temporada no futebol chinês, o zagueiro fez história. Ajudou o Jiangsu Suning a conquistar o título inédito do Campeonato Chinês e foi o zagueiro com mais desarmes, interceptações e duelos aéreos vencidos, além de ter sido o segundo zagueiro com mais cortes na competição. Aos 36 anos, Miranda tem contrato até 26 de julho com a equipe chinesa.

Fabián Balbuena (West Ham)

Zagueiro Balbuena, ex Corithians, atuando pelo WestHan – © WestHan

Outro zagueiro que foi destaque na conquista do título brasileiro do Corinthians em 2017, Fabián Balbuena é titular absoluto do West Ham. Na atual temporada, é o quarto zagueiro com mais desarmes na Premier League, o sétimo que mais intercepta bolas e o oitavo que mais faz cortes. O contrato do titular da seleção paraguaia de 29 anos com o clube londrino se encerra em 30 de junho.

David Luiz (Arsenal)

David Luiz, zagueiro do Arsenal – © David Klein/Reuters

Companheiro de Pablo Marí no Arsenal, David Luiz já viveu melhores momentos em sua carreira. Mas, para o nível do futebol brasileiro, ainda pode ser uma boa opção. Principalmente em uma equipe com o Flamengo, que utiliza zagueiros construtores e atua com a defesa em linha alta. Com excelente qualidade no passe e boa velocidade, o brasileiro de 33 anos pode se encaixar no esquema rubro-negro e ainda tem o plus de poder atuar como volante, posição carente no elenco do Flamengo.

Marcelo (Lyon)

Marcelo, atuando pelo Lyon – © Lyon

O brasileiro foi um dos destaques na campanha do Lyon na Champions League do ano passado, que chegou à semifinal da competição, eliminando Juventus e Manchester City. Naquela ocasião, Marcelo foi o segundo zagueiro que mais ganhou duelos aéreos na Champions (atrás apenas de Van Dijk) e o quinto com o maior número de cortes. Na atual temporada do Campeonato Francês, o jogador de 33 anos é o sexto que mais ganha duelos aéreos.

Juan Jesus (Roma)

Zagueiro Juan Jesus, do Roma – © Roma

Sem espaço na Roma, o zagueiro pode ser uma boa saída para o Flamengo. Canhoto, de bom passe e veloz, poderia encaixar no sistema de linha defensiva alta do clube rubro-negro, além dos quase dez anos de experiência no futebol italiano. O jogador de 29 anos carrega no currículo uma prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, como titular daquela seleção.

Martín Cáceres (Fiorentina)

Martín Cáceres, jogador da Fiorentina e da Seleção do Uruguai – © Divulgação

O jogador chegou a abrir negociações com o Flamengo no início de 2019, mas não chegou a um acordo com o clube. Titular na Fiorentina, pode atuar tanto no miolo da zaga, como nas duas laterais. Não é um primor técnico, mas é um jogador de muita velocidade e bastante raça. Aos 33 anos, o contrato de Cáceres com a Fiorentina se encerra em 30 de junho.

Federico Fernández (Newcastle)

Zagueiro Federico Fernández do Newcastle – © Newcastle

Vice-campeão da Copa do Mundo com a Argentina em 2014, Fede Fernández é titular no Newcastle. Na atual temporada, ele é o zagueiro com mais cortes na Premier League e o 20º com mais desarmes na competição. Jogador de boa estatura (1,90m), preza pelo bom posicionamento em campo, além de ser muito bom nos duelos pelo chão (venceu 67% dos duelos por baixo na atual edição da Premier League). O argentino tem 31 anos e desde 2011 atua no futebol europeu, além de ter sido titular da seleção albiceleste no Mundial do Brasil.

Marco Rojo (Manchester United)

Marco Rojo zagueiro do Manchester United – © Manchester United

Relegado ao time sub-23 do Manchester United, Rojo está sem espaço nos Red Devils. O argentino é canhoto e pode atuar tanto na zaga como na lateral-esquerda. Tem bom passe, boa velocidade e boa chegada ao ataque. Aos 30 anos, Rojo foi titular da Argentina nas duas últimas Copas do Mundo e foi o autor do gol salvador diante da Nigéria, evitando que a sua seleção caísse ainda na primeira fase na Rússia.

+ CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Ainda tem outros jogadores que não entraram na lista e que poderiam ser boas opções para o Flamengo. Os argentinos Javier Pinola, do River Plate, Federico Fazio, da Roma, e Leonardo Sigali, do Racing, e o uruguaio Gastón Silva, do Huesca, são alguns deles. Tem ainda o colombiano Cristián Zapata, do Genoa, que chegou a negociar com o Flamengo há alguns anos, e o luso-brasileiro Roderick Miranda, um dos destaques do Famalicão na boa campanha do time no Campeonato Português na última temporada e que está sem espaço no Wolverhampton.

Outro que também fica sem contrato é o brasileiro Thiago Silva, mas como o jogador já expressou mágoa com o rubro-negro por ter sido dispensado nas categorias de base do clube e deseja atuar pelo Fluminense antes de encerrar a carreira, não entrou na lista.

Por: Hashtag Rubro-Negro