O Flamengo ainda tem 12 jogos a disputar do Campeonato Brasileiro 2020, mas a diretoria já tem montado o planejamento da temporada 2021, e isso inclui o retorno de alguns jogadores que estavam emprestados a outros clubes e vão retornar, casos do atacante Yuri César e do volante Hugo Moura. Ronaldo que também estava cotado para retornar, renovou o contrato com o Bahia, até o final do Brasileirão.

+ Tem vaga? Jogador que está de saída do Botafogo quer atuar no Flamengo

Com o calendário ainda mais apertado por causa do tempo que as competições ficaram paradas em 2020, o Flamengo precisará de um elenco ainda mais robusto. Rogério Ceni deu o aval para os retornos. Há também os casos em que os jogadores terão os casos avaliados.

O único emprestado que passou a ficar sem vínculo com o Flamengo foi o goleiro Alex Muralha.

Confira a situação de cada atleta emprestado pelo Flamengo:

Yuri César – o atacante de 20 anos está nos planos de Rogério Ceni para 2021. O técnico trabalhou com ele no Fortaleza e aprovou. Yuri atuou em 32 jogos este ano. Recentemente o Flamengo acertou sua renovação até dezembro de 2025, com multa de 70 milhões de euros.

Ronaldo – o volante de 24 anos iria retornar ao Flamengo, porém O Bahia vai poder contar com Ronaldo até o fim do Campeonato Brasileiro. Emprestado pelo Flamengo, ele teve o contrato renovado com o clube baiano, e o registro foi publicado no final de dezembro no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

Hugo Moura – outro que está nos planos do Flamengo para 2021, pois é visto por Ceni como uma alternativa para a carência de primeiro volante do elenco. Emprestado ao Coritiba, ele está com 22 anos e retorna assim que terminar a disputa do Brasileiro. Até agora disputou 17 partidas na competição.

Piris da Motta – o volante de 26 anos está emprestado ao Gençlerbirliği, da Turquia, até 31 de maio de 2021, mas atuou apenas em 12 jogos. Há ainda problemas com atraso de salário. Como a janela só abre em março, não há chance de voltar ao Brasil imediatamente. Em 2018, o Flamengo investiu R$ 25,8 milhões para comprar o paraguaio ao San Lorenzo, entre direitos econômicos e comissões.

Rodinei – o lateral-direito de 28 anos teve seu empréstimo ao Internacional ampliado até o final de maio de 2021. Após esse período, o Flamengo vai avaliar a situação do jogador, que tem contrato até o fim de 2022 com o clube.

Vitor Gabriel – o atacante de 20 anos está emprestado ao Braga até o fim de junho de 2021. Ele tem sido utilizado na equipe B, e na temporada 2020/2021 marcou dois gols em 9 jogos. O vínculo com o Flamengo vai até o fim de 2023.

Rafael Santos – o zagueiro de 22 anos está no Apoel, do Chipre, e é quem tem o empréstimo mais longo, até o dia 31 de maio de 2022. Ele fez 10 jogos nesta temporada e marcou um gol. Sua equipe ocupa atualmente a nona posição do campeonato cipriota.

Bill – o atacante de 21 anos teve o empréstimo ao CRB prorrogado até o fim da Série B, previsto para o dia 30 de janeiro. Este ano ele disputou 30 jogos e fez três gols. Antes de atuar pela equipe alagoana, ele já havia sido emprestado para Ponte Preta.

Yago Darub – retorna ao Flamengo após período de empréstimo ao RB Brasil, onde não teve oportunidades de ganhar experiência. Tem o futuro em aberto no clube. O goleiro de 21 anos foi destaque do Flamengo na conquista da Copinha de 2018. Na final contra o São Paulo, foi o melhor em campo.

Klebinho – o empréstimo do lateral-direito de 22 anos ao Tokyo Verdy termina neste 1º de janeiro, e, como o clube da segunda divisão japonesa não exerceu o direito de compra, ele retorna ao Flamengo, com quem tem contrato até o fim de 2021. A diretoria vai avaliar qual será seu futuro. Klebinho disputou 18 jogos na última temporada.

Fim de contrato com Flamengo:

Alex Muralha – o vínculo do goleiro com o Flamengo terminou no dia 31 de dezembro de 2020, e não houve interesse de renovação. Ele estava emprestado ao Coritiba e renovou por três meses com o clube paranaense. Atualmente ele é o reserva de Wilson.

Retirado de: Globo Esporte