Torneio que marcou a volta de uma transmissão em rede nacional pelo SBT em julho depois de 17 anos, o Campeonato Carioca está na mira da emissora de Silvio Santos. Por enquanto, existe uma vontade e um monitoramento para adquirir os direitos do Estadual no ano que vem, previsto para fevereiro. O fato é visto como natural internamente. No entanto, o desejo é esperar o desenrolar deste ano e começar a conversar apenas a partir de janeiro de 2021.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, o SBT está esperando o desenrolar de alguns acontecimentos e do fim do ano para planejar uma proposta. Um destes fatos é o desempenho financeiro e comercial nos últimos meses de 2020, que sempre é acima da média por causa das festas de Natal e Ano Novo. Outro ponto é justamente a chegada de possíveis novos patrocinadores por causa do mata-mata da Libertadores da América, que começa na semana que vem.

Com mais dinheiro entrando em caixa, a emissora de Silvio Santos poderá se planejar melhor. Outro ponto é que a própria FERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) ainda não definiu detalhes do Carioca do ano que vem. Ainda não existem definições de quantas datas o campeonato terá, mas a tendência é que sejam 16. O Estadual deve começar apenas no fim de fevereiro de 2021, logo depois do encerramento da atual edição do Campeonato Brasileiro.

VEJA TAMBÉM: Zagueiro colombiano é oferecido ao Flamengo

A FERJ nunca escondeu que quer uma televisão para exibir o campeonato. A Globo descarta readquirir a competição, até por tudo o que aconteceu. Outras emissoras não manifestaram interesse, pelo menos neste momento.

Para o SBT, conquistar de vez o Campeonato Carioca de 2021 seria uma espécie de continuidade do que fizeram na final do último certame, entre Flamengo e Fluminense. Além disso, seria uma forma de continuar marcando índices interessantes pelo Brasil, além de São Paulo, como já vem ocorrendo com a Libertadores — muito por isso, o SBT escolheu exibir Racing (ARG) x Flamengo pelas oitavas de final da competição continental nas duas semanas a seguir para todo o país.

O SBT tem boas lembranças com o Carioca de 2020. Comprando a final de forma pontual após uma divergência entre Flamengo e Globo, o que fez a emissora rescindir o contrato de transmissão do torneio, o SBT conseguiu impor uma derrota histórica ao “Jornal Nacional” no Rio de Janeiro, chegando aos 34 pontos de pico. A partida também foi primeiro lugar em diversas capitais do Norte e Centro-Oeste do país, além de ter obtido 11 pontos em São Paulo, índice respeitável para um jogo sem clubes paulistas.

O índice empolgou tanto que Silvio Santos reprisou a final no domingo seguinte ao jogo, no horário da manhã, para o Rio e Brasília. Algumas semanas depois, o SBT fez proposta e fechou contrato pela Copa Libertadores até 2022, depois de a Globo também abrir mão do contrato por causa da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. O SBT também tentou jogos da seleção brasileira fora de casa pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, mas os altos valores afastaram o interesse.