Faltando poucos dias para iniciar as rodadas preliminares de suas competições para clubes, a Conmebol divulgou uma série de regras aplicadas no protocolos sanitários para a Libertadores da América. As novas definições já começarão a valer nas primeiras partidas do torneio, tendo como objetivo a precaução contra a Covid-19.

Uma das determinações da entidade foi a derrota por W.O dos clubes que não tiverem o mínimo de sete jogadores disponíveis para a partida, ainda que o restante esteja fora por conta da Covid-19. Além disso, outros protocolos também serão implementados.

Para começar, os voos das equipes deverão ter no máximo 55 tripulantes com custo e gestão feitas pelos próprios times. Antes dos jogos, todos os atletas passarão pela aferição da temperatura. A troca de camisas entre os atletas também está vetada.

No tocante ao que acontece dentro das quatro linhas, não será mais permitido cuspir, assoar o nariz ou beijar a bola. No banco de reservas, deverão utilizar máscara obrigatoriamente.

Por fim, a Conmebol só irá interferir em partidas com casos de Covid-19 caso as autoridades do país que sedia o jogo proibir o duelo. Cabe lembrar que a Conmebol também definiu o número de substituições que poderão ser feitas nos confrontos.