O Flamengo se aproxima de estrear na competição mais importante da temporada. Atual campeão da América, o Rubro-Negro chega para disputar a Libertadores, em busca do quarto título da competição. Antes de alcançar mais uma final, o Mais Querido terá diversos confrontos, tanto na etapa de pontos corridos, quanto no mata-mata. Para a fase de grupos, o Fla pode encarar alguns adversários inéditos na história do clube.

VEJA LISTA DOS INTEGRANTES DA LIBERTADORES 2023:

Pote 1: Flamengo, River Plate (ARG), Palmeiras, Boca Juniors (ARG), Nacional (URU), Athlético-PR, Independiente del Valle (EQU), Olímpia (PAR).

Pote 2: Libertad (PAR), Atlético Nacional (COL), Internacional, Barcelona de Guayaquil (EQU), Racing (ARG), Corinthians, Colo-Colo (CHI) e Fluminense.

Pote 3: Bolívar (BOL), The Strongest (BOL), Melgar (PER), Alianza Lima (PER), Argentinos Juniors (ARG), Metropolitanos (VEN), Aucas (EQU) e Monagas (VEN).

Pote 4: Liverpool (URU), Deportivo Pereira (COL), Ñublense (CHI), Patronato (ARG), Independiente de Medellín (COL), Atlético-MG, Sporting Cristal (PER), Cerro Porteño (PAR).

O sorteio para definir os integrantes dos grupos da Libertadores 2023 será na próxima segunda-feira (27). De 21 adversários possíves que o Flamengo pode ter nesta etapa, alguns deles o Mais Querido nunca enfrentou, como: The Strongest, Melgar, Metropolitanos, Aucas, Monagas, Liverpool (URU), Deportivo Pereira, Ñublense e Patronato.

Conterrâneos do Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Athletico-PR também estão nesta edição da Libertadores. Dois deles, inclusive, já encararam o Mais Querido na final do torneio. Em 2021, o Rubro-Negro foi derrotado para o Alviverde Paulista, por 2 a 1. Já em 2022, o Fla triunfou sobre os atleticanos, por 1 a 0. Com três títulos, o time da Gávea busca ser o primeiro tetracampeão continental no Brasil. Palmeirenses, santistas e são paulinos também venceram três vezes a ‘Liberta’.

Vale frisar que o regulamento da Conmebol prevê que times do mesmo país não se enfrentem na fase de grupos, com exceção de clubes que se classificaram por meio das fases preliminares da Libertadores (pré-Libertadores). Com isso, apenas o Atlético-MG pode encontrar o Flamengo na primeira etapa do torneio, visto que o Fortaleza foi eliminado pelo Cerro Porteño, por 3 a 1 no placar agregado. O Mais Querido também não pode encarar equipes do ‘Pote 1’.

A primeira rodada da fase de grupos será entre 04 e 06 de abril. O final da etapa de pontos corridos ocorre no dia 29 de junho. Já o mata-mata terá início em 19 de julho. A decisão da Libertadores está marcada para o dia 11 de novembro, no Estádio do Maracanã – jogo único. Caso chegue à final, o Flamengo pode ser campeão em ‘casa’.