Os recentes ataques racistas a Vinícius Júnior comoveram toda a comunidade esportiva e trouxeram uma atenção maior ao que vem acontecendo com o atacante brasileiro no futebol espanhol.

Após o episódio criminoso ocorrido no último domingo (21), instituições e personalidades ao redor do mundo se manifestaram a favor do atleta e contra a perseguição da qual que ele vem sendo alvo.

Desta vez, o Real Madrid também se posicionou oficialmente sobre o caso, afirmando que levou o assunto ao Governo Espanhol e que irá até o fim para responsabilizar os culpados, nomeando o episódio como “crime de ódio e discriminação”.

Comunicado Oficial

“O Real Madrid C.F. manifesta o seu mais veemente repúdio e condena os acontecimentos vistos ontem contra o nosso jogador Vinícius Júnior. Esses fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência do nosso Estado social e democrático de direito. O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a correspondente denúncia à Procuradoria-Geral do Estado, mais especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e as responsabilidades apuradas. O artigo 124 da Constituição espanhola estabelece como funções do Ministério Público para promover a ação da justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público. Por este motivo, e face à gravidade dos fatos ocorridos, o Real Madrid recorreu à Procuradoria Geral do Estado, sem prejuízo do seu carácter privado nos procedimentos que se seguirem.”

Providências institucionais no Real Madrid

Desde o ocorrido ontem, todos os olhares no mundo do futebol estão direcionados ao futebol espanhol e às providências tomadas sobre os crimes cometidos contra Vini Jr.

No Real Madrid, até então, jogadores e o técnico Carlo Ancelotti haviam se manifestado de forma mais firme sobre o ocorrido, mas o clube em si não tinha comunicado qualquer informação sobre apoio ao atacante ou a forma como o caso seria conduzido internamente. Tanto a nota quanto a divulgação da reunião do presidente do Real com Vini aconteceram nesta segunda-feira (22).

“O presidente do Real Madrid se reuniu com Vinícius Júnior para demonstrar o seu apoio e carinho, para o informar de todos os passos que estão sendo dados em sua defesa e para confirmar que o clube chegará às últimas consequências numa situação tão repugnante de ódio.”