A FIFA divulgou, nesta segunda-feira (11), a ampliação da suspensão imposta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos jogadores envolvidos em esquema de manipulação em jogos de futebol. Entre os punidos está o lateral esquerdo Moraes, com passagens pelas categorias de base do Flamengo e integrante do elenco rubro-negro campeão carioca de 2017 profissional. O ex-Fla pegou 720 dias de pena.

No total, 11 jogadores brasileiros tiveram a pena revista pela FIFA. Três deles receberam o banimento do esporte: Ygor Catatau, Gabriel Total e Matheus Gomes. As outras punições foram: Paulo Sérgio (600 dias), Paulo Miranda (720), Fernando Neto (380), Eduardo Bauermann (360), Mateusinho (600), André Queixo (600), Kevin Lomónaco (380), além de Moraes, com 720.

Como ‘manobra’ para fugir da punição, alguns jogadores estavam sendo negociados para o exterior. Exemplo: o zagueiro Eduardo Bauermann deixou o Santos e foi para o Aytemiz Alanyaspor (TUR). Agora, com a intervenção da FIFA, a pena passou a ter validade internacional, e o defensor teve de rescindir contrato com a equipe turca.

As penas impostas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e agora ampliadas pela FIFA ocorreram após a Operação Penalidade Máxima. A ação descobriu um esquema de manipulação para favorecer apostadores, com os atletas envolvidos recebendo cartão amarelo, forçando escanteios ou outros lances durante as partidas.

MORAES NO FLAMENGO

O lateral esquerdo jogou no Flamengo de 2016 a 2017, quando disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Rubro-Negro. Com o bom desempenho na base, Moraes foi chamado pelo time principal, com o então técnico Zé Ricardo. Fez parte do elenco campeão carioca, mas não chegou a entrar em campo no grupo profissional do Mengão. Em 2018, o Mais Querido o emprestou para São Bento e Atlético-GO. Em 2019, o vínculo com o Fla se encerrou.