Continua após a Publicidade

A transmissão da Record TV, atual detentora dos direitos de exibição do Campeonato Carioca, pode gerar problemas aos torcedores a partir desta terça-feira para parte dos moradores do Rio de Janeiro. Isso porque o sinal via parabólica da programação de São Paulo afetará o acesso de determinados telespectadores, dependendo da operadora de TV à cabo contratada pelo assinante, no momento de acompanhar o Cariocão 2021 no canal.

O portal ‘Lance’ conversou com a emissora e com as empresas Claro, Sky e OI para buscar explicações e entender como o público pode solucionar esse problema.

Continua após a Publicidade

Segundo a emissora paulista, parte de grandes capitais do país recebem um sinal único de São Paulo com variações locais de determinados programas e horários. Com isso, uma parte dos torcedores de times como Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, por exemplo, podem não receber o sinal da Record Rio, e sim, acompanhar a Record SP durante as partidas do Carioca.

A primeira transmissão será nesta terça-feira, às 21h30, quando Flamengo e Nova Iguaçu entram em campo. No sinal da TV aberta, além da capital carioca, outros estados como Distrito Federal, Bahia (Salvador e Itabuna), Goiás, Pará, Amazonas, Campos dos Goytacazes (RJ), Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais (Uberlândia e Juiz de Fora), Sergipe, Piauí, Amapá, Espirito Santo e Maranhão receberão o sinal dos jogos. São Paulo não assistirá a partida.

Como solucionar?

Operadoras de televisão também disseram o que os apaixonados por futebol podem fazer para solucionar a dificuldade com o sinal via parabólica. Vale lembrar que, com a Globo, ex-dona dos direitos de exibição do Carioca, o caso não afetava os torcedores do Rio. A emissora carioca possui um sinal exclusivo de transmissão para o Estado, que contava com as partidas do estadual.

Troca de aparelho:

Em contato com o ‘Lance’, a Claro/Net explicou que a situação “não se adequa” aos problemas de sinal com antenas parabólicas da operadora. De acordo com o informado, a quantidade “minúscula” dos assinantes que podem ter algum problema com a exibição não preocupa por ser uma ocasião reversível com uma simples ligação para a Claro.

O sistema da operadora de televisão pede para que os torcedores que possuem uma rede antiga entrem em contato para a operadora e pedir uma “caixa decodificadora” nova gratuitamente. Não foi relatada nenhuma avaliação no SAC.

Acordo com a SKY:

A Sky transmite o sinal da Record TV de São Paulo através das antenas parabólicas que exibem no Rio. A empresa afirmou ao ‘Lance’ que fez uma parceria exclusiva com a Record para que os assinantes possam assistir o sinal dos jogos do Carioca, entre os citados acima.

No momento da partida entre Flamengo e Nova Iguaçu, assim como no decorrer do campeonato, a empresa vai cortar o sinal paulista e acionar o sinal de um dos estados que transmita os jogos do Carioca para serem reproduzidos no Rio. A expectativa é que mais de 664.505 clientes no Estado do RJ sejam contemplados.

A OI também usa muito parabólica, mas a empresa não  respondeu até o fechamento desta matéria.

Sistema de pay-per-view:

Além dos tradicionais meios, o torcedor poderá assistir o Cariocão em um novo sistema de pay-per-view que fica sob a responsabilidade dos clubes, ao contrário do feito em anos anteriores quando a Globo detinha todos os direitos do torneio.

Essa mudança, inclusive, foi fundamental para a retirada da proposta da emissora carioca para a licitação vencida pela Record, que também era alvo de cobiça do SBT – está última, inclusive, adquiriu nesta segunda-feira os direitos da próxima Champions League na TV aberta.

Sem a TV aberta, os clientes deverão assinar pacotes de PPV. A Ferj e os clubes cariocas acham que podem lucrar mais com este novo modelo de transmissão “fatiado”. A Claro/NET e a Sky já anunciaram que irão disponibilizar o Pay-per-view do campeonato e os clubes poderão fazer a transmissão própria de suas partidas nas TVs online dos times. Outra operadora a participar desse novo formato é a Vivo.

Após o Flamengo anunciar que irá transmitir seu pay-per-view do Campeonato Carioca através do serviço Fla TV+, Vasco, Botafogo e Fluminense decidiram seguir outro caminho. De acordo com informações obtidas pelo ‘Lance’, os três clubes fecharam uma parceria para transmitir em conjunto em uma mesma plataforma os jogos no formato de pay-per-view do Campeonato Carioca 2021.

Por: Retirado de: Lance

Continua após a Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui