O calendário do futebol no brasil no próximo ano ja havia sido divulgado pela CBF, porém houveram revisões, mudanças essas que podem vir a prejudicar ainda mais o Flamengo em 2021.

Além da mudança no formato da Copa do Brasil, o número de jogos Data-Fifa colidindo com partidas do futebol nacional aumentou. Assim, o Flamengo e outras equipes que tiverem jogadores convocados, terão desfalques em mais jogos.

Ao todo, o Flamengo pode perder jogadores para seleções no ano que vem em pelo menos 24 jogos, caso ao menos um jogador rubro-negro seja convocado em cada Data-Fifa.

De acordo com o calendário publicado pela CBF, serão três jogos do Campeonato Carioca, quatro da Copa do Brasil e 17 do Campeonato Brasileiro colidindo com jogos entre seleções.

VEJA TAMBÉM: Denílson aparece em time lendário do Flamengo no PES e irrita torcedores

O número para 2021 fica maior porque além das Eliminatórias para a Copa do Mundo e os amistosos, também haverá a disputa da Copa América. Os jogadores convocados para o torneio continental perderão até nove rodadas do Brasileirão caso sua seleção chegue até as fases decisivas.

O Flamengo tem jogadores de várias seleções que costumam estar presentes em todas as convocações como Arrascaeta no Uruguai e Isla no Chile, além dos brasileiros com potencial para convocação como Rodrigo Caio, Everton Ribeiro, Bruno Henrique, Pedro, Gabigol, entre outros.

Convocações para as seleções nacionais já são rotina no Flamengo. O Rubro-Negro perdeu diversos jogadores nas últimas Data-Fifa e teve que jogar várias partidas desfalcados.

VEJA TAMBÉM: Ainda não acabou! Gabigol manda recado após derrota

Na derrota para o São Paulo ontem pela Copa do Brasil, três jogadores não estiveram em campo por estarem servindo suas seleções: Everton Ribeiro e Pedro no Brasil e Isla no Chile.